Aí estão os primeiros campeonatos nacionais de xadrez

06-04-2017

a 3 e 4 de Junho de 2017 teremos a festa do xadrez nacional com a realização dos primeiros campeonatos nacionais de rápidas e semi-rápidas 

Desde há alguns meses que a FCVX tem estado em conversações com a Câmara Municipal da Ribeira Grande - St. Antão (CMRG), com conhecimento da Associação de Xadrez de St. Antão (AXSA), com o intuito de realizar naquele concelho os Campeonatos Nacionais de Rápidas e Semi-rápidas referentes à presente época. 

Inicialmente previstos para serem realizados em Janeiro, por solicitação da referida autarquia, foram provisionalmente agendados para Abril e a serem integrados num Festival de Xadrez daquele Concelho.

A FCVX aceitou a alteração pretendida e o repto de organizar um programa para esse possível festival, assumindo a responsabilidade organizativa e parte da responsabilidade financeira, entregando a outra parte da responsabilidade financeira e a responsabilidade logística à CMRG.

Em tempo oportuno foi apresentado à CMRG, com conhecimento da AXSA, o respectivo programa, objectivos, distribuição de responsabilidades e calendarização de toda a acção a realizar neste mês de Abril, sendo dado uma data limite para que nos fosse comunicada a decisão da autarquia.

Alguns dias após essa data limite, o Sr. Vereador do pelouro ligado ao desporto, comunicou-nos que a CMRG não tinha condições logísticas e financeiras para se comprometer com uma organização desta envergadura.

Imediatamente após esta comunicação, a FCVX, em reunião de direcção, considerando não haver condições para adiar por muito mais tempo a realização dos Campeonatos Nacionais de Rápidas e Semi-rápidas e voltar a iniciar conversações com outras autarquias, eventualmente interessadas na realização do evento, decidiu realizar, nos próximos dias 3 e 4 de Junho de 2017, as referidas competições assumindo toda a componente organizativa, financeira e logística, procurando patrocínios que possam minimizar o impacto financeiro necessário.