Conselho Nacional dos Desportos

05-07-2017

Na passada Sexta-feira, dia 30 de Junho, o presidente da FCX participou no Conselho Nacional dos Desportos (CND) que decorreu nas instalações do Estádio Nacional na ilha de Santiago.

O Conselho, que foi presidido por sua Excelência o Ministro do Desporto Dr. Fernando Elísio Freire, serviu para debater a legislação, relacionada com as questões desportivas, que o Governo de Cabo Verde pretende aprovar brevemente.

Bastante interventivo, o nosso presidente, debateu com os restante conselheiros as propostas que foram colocadas em cima da mesa, nomedamente os anteprojectos de leis relacionadas com o Regime Jurídico do Associativismo Desportivo, com o Regime Jurídico das Federações Desportivas, com Seguro Desportivo e com a Antidopagem.

Embora tenha sido tardiamente distribuida a documentação sobre os assuntos em debate, houve discussão bastante sobre todas as matérias levadas a Conselho.

É de realçar que algumas das matérias discutidas, e que são novidades em Cabo Verde, como é o caso do Seguro Desportivo e da Antidopagem, já estão previstas na Regulamentação que a nossa federação aprovou, o que quer dizer que, nesta matéria, levamos a dianteira em relaão às nossas congéneres nacionais.

No dia seguinte, ou seja no passado dia 1 de Julho, por convocatória do Sr. Director Geral dos Desportos, o presidente da FCX participou na reunião de Concepção Estratégica para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 que decorreu também nas instalações dos Estádio Nacional.

Embora o xadrez não seja modalidade Olímpica, e não estar propriamente interessado nos Jogos de 2020, a participação do nosso presidente, através das suas intervenções, foi de alguma forma de "aconselhamento" e contribuição para que as nossas modalidades olímpicas possam vir a ter sucesso e continuem na senda de bons resultados, promovendo assim, o nosso país.

A reportagem, acerca do CND, que passou no "Jornal da Noite" da RTC de 30/06/2017, pode ser visualizada aqui.