— Notícias —
 

Iniciou-se, hoje dia 8 de Setembro, na Biblioteca Jorge Barbosa, em Espargos (ilha do Sal), um curso de árbitros de Xadrez, promovido pela FCX e leccionado pelo AI Carlos Oliveira Dias (POR).

Na passada Sexta-feira, dia 28 de Julho, os presidentes da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) e da Associação de Xadez do Sal (AX Sal), reuniram-se na Câmara Municipal do Sal (CMS) com os senhores vereadores Hermínio Monteiro (presidente substituto) e Euclides do Rosário (desporto), com o intuito de apresentarem uma proposta para a realização,...

Na passada Sexta-feira, dia 30 de Junho, o presidente da FCX participou no Conselho Nacional dos Desportos (CND) que decorreu nas instalações do Estádio Nacional na ilha de Santiago.

Realizaram-se, no fim-de-semana passado, no Clube Shell do Mindelo, os primeiros campeonatos nacionais de xadrez.Os campeonatos foram de xadrez rápido (semi-rápidas e rápidas), tendo-se jogado no Sábado, dia 3 de Junho, as competições individuais e colectivas de semi-rápidas (15'+5'') e no Domingo as competições de rápidas (3'+2'').

Conforme previsto, realizou-se no Clube shell do Mindelo, nos passados dias 1 e 2 de Junho uma formação para monitores de xadrez. A formação foi ministrada pelo Mestre Internacional Sérgio Rocha, que é um dos formadores da nossa congénere portuguesa.

Cerca de 20 crianças do Centro Social SOS do Mindelo, participaram no dia 31 de Maio numa simultânea conduzida pelo MI Sérgio Rocha e realizada na Praça D. Luís, no Mindelo.Uma parceria entre as aldeias SOS de Cabo Verde e a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, possibilizou a realização deste evento que se insere no projecto, já em curso, de colocar...

No seguimento do curso de árbitros que o AI português Carlos Dias ministrou no Mindelo, por altura da constituição da FCX, já foram licenciados na FIDE, como árbitros Nacionais, quatro dos seis árbitros que obtiveram aproveitamento no referido curso.