2016

QUEM SOMOS

A Federação de Cabo-verdiana de Xadrez, fundada em 17 de Abril de 2016, é uma organização sem fins lucrativos registada em Cabo Verde, cujo mandato é promover e incentivar o conhecimento, estudo e jogo do xadrez em Cabo Verde.

A nossa missão é de regular, em Cabo Verde, o funcionamento das actividades relacionadas com o xadrez, proporcionando formação nas várias áreas abrangentes à modalide de forma a permitir que se criem condições para que tenhamos um bom nível e qualidade nas práticas que venham a ser desenvolvidas.

A nossa visão é de enriquecer a vida de todas as pessoas e comunidades através do aumento de praticantes, estudo e valorização do jogo de xadrez e colocar o maior número possível de cabo-verdianos capacitados a  praticar a modalidade, principalmente as crianças, desenvolvendo capacidades de ensino em todas as vertentes da modalidade.

O nosso sonho é capacitar as pessoas através de xadrez incentivando-as a fazer uma jogada de cada vez até estarem disponíveis para uma partida completa.

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez representa Cabo Verde junto da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e todas as competições que sejam realizadas no nosso país para serem oficicializadas têm de ser homologadas pela FCX de acordo com a regulamentação da própria FCX e da FIDE. 

— CORPOS SOCIAIS —

Direcção

Francisco Carapinha

Presidente

presidente@fcvx.org

Rui Vera-Cruz

Vice- presidente

vice-presidente@fcvx.org

Manuel Medina

Secretário

secretario@fcvx.org

Nélida Gonçalves

Tesoureira

tesoureiro@fcvx.org

Daniel Lopes

Vogal

vogal@fcvx.org