Éder Pereira é o grande vencedor da 1.ª Taça de Cabo Verde

03-06-2021

Durante quatro dias, Santo Antão, mais concretamente o concelho da Ribeira Grande, viveram a grande festa do Xadrez ao receberem a fase Nacional da primeira edição da taça de Cabo Verde.
Oito xadrezistas, oriundos de 5 regiões desportivas do país, juntaram-se numa unidade hoteleira do concelho e entre si decidiram quem levaria para casa o ambicionado troféu.
Diogo Neves e Luís Pina Fernandes, representando o Mindelense de S. Vicente, Éder Pereira e Jorgino Ramos, representando a ODERF do Sal, Ivandro Rosa representando a Casa do Benfica da Praia, Lian Reis do Grupo Sportivo da Escola Baltazar L. Silva de S. Nicolau e Rui Vera-Cruz e Arlindo Rodrigues, a jogarem em casa, representando o Solpontense, foram os oito apurados para esta fase Nacional.
No final, Éder Pereira, acabou por fazer jus à sua condição de n.º 1 inicial e arrebatou o desejado troféu, que durante 2 semanas foi exibido em diversos locais do concelho anfitrião da competição.

Á margem do torneio decorreram outras actividades, nomeadamente um torneio de partidas rápidas, uma simultânea com crianças da Garça, conduzida por Célia Rodriguez e uma simultânea aberta, conduzida pelo nosso campeão nacional o MI Mariano Ortega.

A organização da prova foi da FCX que contou com a excelente parceria da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Resta referir que todos os jogos desta fase Nacional da Taça de Cabo Verde, foram transmitidos, via internet, para o mundo inteiro.

O FILME DA TAÇA