MI Mariano Ortega, foi 2.º na qualificação para o Campeonato Africano

01-05-2021

Terminou ontem o 2021 African Online World Cup Pre-Qualifying Chess Championships, torneio de apuramento para o Continental Africano que se disputou na plataforma TORNELO e que se vinha jogando dede o dia 26 de Abril.
Cabo Verde, incluído na Zona 4.2, esteve representado nas secções Open e Feminina com os seus melhores atletas, ou seja, com o MI Mariano Ortega, o actual Director Técnico Nacional e com Célia Rodríguez Guevara.

Ortega obteve um excelente 2.º lugar na sua competição (7 vitórias, 1 empate e 1 derrota) mas foi insuficiente para o seu apuramento. Embora tivesse empatado com o vencedor do torneio, o Nigeriano Osunfuyi Abimbola, Mariano viu esfumarem-se as suas esperanças de sair vencedor do torneio quando, na 7.º ronda, perdeu com o também nigeriano Ajibola Olarewaju. A partir daí, era esperado que os nigerianos fizessem jogo para o líder. 

Em 9 pontos possíveis, o nosso Mestre Internacional, conseguiu 7,5, menos 1 ponto que o vencedor.

Na secção feminina, Célia não esteve á sua altura e acabou por não conseguir melhor que o 7.º lugar,. com 4 pontos
De qualquer forma, a Federação Cabo-verdiana de Xadrez felicita os seus atletas, pois ao obterem estas classificações em competições internacionais, já fazem que o xadrez competitivo de Cabo Verde, em África, comece a ser falado, o que é salutar acontecer, para um país cuja federação nacional acabou de completar só 5 anos.