Temos outro Mestre

07-09-2023

Em Junho passado, pelo facto de ser casado com uma natural da Assomada, foi atribuída a nacionalidade cabo-verdiana ao Mestre FIDE Diogo Alho, que era o 21.º do ranking em Portugal.

Embora já há bastante tempo tivesse demonstrado interesse em representar Cabo Verde, foi após a atribuição da nacionalidade cabo-verdiana que Diogo Alho formalizou, junto da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), a sua intenção de jogar sob a bandeira de Cabo Verde e representar o nosso país nas competições internacionais.

Após essa manifestação de interesse a FCX elaborou o respectivo processo de transferência da federação portuguesa para a nossa federação. 

Esse processo depois de elaborado foi apresentado de imediato, junto da Federação Internacional (FIDE).

Consultada pela FIDE, a Federação Portuguesa de Xadrez, não colocou qualquer objecção à transferência do MF Diogo Alho, pelo que a partir do passado dia 3 de Setembro a instância que rege o xadrez mundial, considerou que o jogador estava elegível para jogar com a bandeira de Cabo Verde, situação que nos foi comunicada, pela Federação Internacional, no passado Sábado, ou seja, desde o dia 3 de Setembro de 2023 que o xadrez, em Cabo Verde, passou a ter 2 Mestres titulados pela FIDE.

Com esta transferência, o MF Diogo Alho passou a ser o n.º 2 do ranking nacional e é intenção dele participar no Campeonato Nacional Individual Absoluto deste ano, motivo pelo qual já se tinha filiado na FCX após a sua naturalização como cabo-verdiano.

No currículo desportivo, do agora jogador cabo-verdiano, consta o título de Campeão de Portugal de Juvenis em 1990, ano em que participou, em Singapura, no Campeonato Mundial de Sub-16. Em 2007 obteve o título de Mestre Nacional de Portugal e conquistou, no Open da Figueira da Foz, uma norma de Mestre Internacional. Em 2013 é-lhe atribuído o título de Mestre FIDE. Além de ter conquistado vários títulos distritais (Santarém, Coimbra e Leiria), participou em diversos campeonatos da 1.ª Divisão portuguesa e da 1.ª divisão galega.

Em 2017 o MF Diogo Alho passou por Cabo Verde e teve oportunidade de disputar algumas partidas na capital, nomeadamente com o actual detentor da Taça de Cabo Verde Gil Teixeira.

Diogo Alho, bem-vindo aos Tubarões do Tabuleiro!