Meninos de Bronze

25-07-2025

Cabo Verde conquista quatro bronzes nas competições de Xadrez dos XII Jogos da CPLP

Terminaram hoje as provas em Díli, capital de Timor-Leste

As competições de xadrez dos XII Jogos da CPLP chegaram hoje ao fim, em Díli, capital de Timor-Leste, com Cabo Verde a destacar-se ao alcançar quatro medalhas de bronze. A delegação nacional foi representada pelos atletas Celton Ramos, vencedor das Olimpíadas Escolares e, por isso, escolhido pelo IDJ, e a WCM Akiane Moreno, xadrezista indicada pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

As competições decorreram em cinco modalidades: Clássicas (60'+30'') masculino e feminino, Semi-rápidas (15'+10'') masculino e feminino e Rápidas (5'+3'') equipas mistas, proporcionando dias intensos de competição e superação.

O percurso de Cabo Verde nas medalhas começou com a WCM Akiane Moreno, que no ritmo semi-rápido ficou empatada, em segundo lugar, com a angolana Daniela Santana. Aqui, a decisão para atribuição da prata e do bronze, foi para uma partida Armagedom, vencida pela jogadora de Angola, conferindo a primeira medalha de bronze para Cabo Verde.

No torneio de equipas ao ritmo rápido, a dupla cabo-verdiana terminou empatada no terceiro lugar ex-aequo  com Timor-Leste. O bronze foi atribuído a ambas as equipas, somando a segunda medalha de bronze para Cabo Verde.

No último dia de competição, concluiu-se o torneio de Clássicas. À entrada para a última ronda, a nossa WCM Akiane Moreno já não podia ambicionar o ouro ou a prata, mas bastava-lhe um empate para assegurar o bronze. Sem deixar margem para dúvidas, venceu a sua adversária e garantiu o seu terceiro bronze nestes Jogos.

Celton Ramos conquistou a quarta medalha de bronze para Cabo Verde. Após perder rapidamente a última partida, dependia do resultado do confronto entre Angola e Timor-Leste. A vitória angolana selou a atribuição da medalha de bronze ao jovem cabo-verdiano, encerrando com chave de bronze a participação nacional.

A organização e arbitragem das competições de xadrez estiveram a cargo do Árbitro Internacional e presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, que também representou a FIDE, garantindo o bom desenrolar das provas e promovendo o fair-play entre os participantes.

Uma honra para o desporto nacional, pois foi um dos nossos que preparou, organizou e dirigiu as provas de xadrez, modalidade que pela primeira vez fez parte dos Jogos da CPLP.

Desta forma, Cabo Verde despede-se dos XII Jogos da CPLP com uma prestação meritória no xadrez, celebrando quatro importantes medalhas de bronze e reforçando o papel de destaque do país na modalidade no espaço da CPLP.
Conquistar 4 medalhas em 5 possíveis, foi um passo gigante que o xadrez nacional comece a ocupar o espaço que já há muito tempo merece ter.

A tabela final das medalhas nas competições de Xadrez destes XII Jogos da CPLP, foi a seguinte.