Temos outro Mestre
Em Junho passado, pelo facto de ser casado com uma natural da Assomada, foi atribuída a nacionalidade cabo-verdiana ao Mestre FIDE Diogo Alho, que era o 21.º do ranking em Portugal.
Em Junho passado, pelo facto de ser casado com uma natural da Assomada, foi atribuída a nacionalidade cabo-verdiana ao Mestre FIDE Diogo Alho, que era o 21.º do ranking em Portugal.
O MI Mariano Ortega acaba de conquistar o Campeonato Africano Individual da Zona 4.2, tornando-se assim bi-campeão da Zona 4.2.
A competição que está a decorrer desde Sábado passado em Dimbroko (Costa do Marfim) só termina amanhã com a realização da 9.ª e última ronda mas, o nosso Campeão Nacional, já conseguiu revalidar o título na penúltima ronda....
O Grande Mestre (GM) inglês, Nigel Short, na qualidade de Director para o Desenvolvimento da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), visitará Cabo Verde de 9 a 13 de Fevereiro próximos.
O nosso Campeão Nacional, Mestre Mariano Ortega, empatou hoje com o número um do ranking internacional em África, o GM Bassem Amin (Egipto), em partida a contar para a 3.ª Ronda do Campeonato Africano Individual 2022.
O Mestre Internacional Mariano Ortega, actual Campeão Nacional de Xadrez e Campeão Africano da Zona 4.2, embarca esta madrugada, no aeroporto da capital, com destino a Lagos (Nigéria), onde irá disputar o 2022 African Individual Chess Championships.
O Mestre Internacional Mariano Ortega, actual campeão Nacional e recente vencedor do CV OPEN 2022, já se encontra em Sharjah (3.ª cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos) para disputar o 5th Sharjah Masters 2022, um torneio de elite para o qual o nosso campeão obteve um Wild Card ao sagrar-se Campeão Africano da Zona 4.2.
O Campeão nacional Mariano Ortega vence a primeira edição do Cabo Verde Open. O Mestre Internacional foi o primeiro classificado depois de 9 rondas, acumulando 7 pontos com 6 vitórias dois empates e apenas uma derrota.
Terminou hoje o primeiro campeonato nacional feminino de xadrez. Depois de 5 sessões a Célia Rodriguez, jogadora com terceiro maior elo nacional, consagrou-se campeã nacional feminina com 5 pontos. No segundo lugar com 4 pontos ficou a jogadora de representando São Vicente Juliana Monteiro, finalizando o pódio no terceiro lugar com 3,5 pontos ficou...
Já estamos prontos para o primeiro campeonato nacional feminino. Hoje, às 19 horas, na biblioteca municipal da ilha do sal, dá-se início à primeira sessão do campeonato. Serão cinco sessões ao longo de 3 dias e estarão presentes jogadoras de São Vicente, São Nicolau, Sal e da cidade da Praia.