2022 O ANO FEMININO

09-03-2022

2021 foi uma época de muitos "primeiros", como a primeira Taça de Cabo Verde, onde participaram vários jogadores de 5 regiões na fase regional e qualificaram 8 para a final que foi realizada em Santo Antão onde Éder Pereira sagrou-se vencedor da primeira Taça de Cabo Verde, tivemos também pela primeira vez 10 jogadores na final do campeonato nacional individual absoluto, onde o Mestre Internacional Mariano Ortega sagrou-se bicampeão nacional.

Terminando essa época com um balanço positivo para o xadrez nacional, a época 2022 vem com possibilidades de novas conquistas e novos desafios. A Federação denominou esse ano como "O ano feminino", com o objetivo de despertar o interesse e trazer mais jogadoras do sexo feminino para o xadrez. Para atingir esse objetivo a federação definiu no seu plano para 2022 medidas como, a isenção da taxa de filiação para jogadoras do sexo feminino nesse ano e pela primeira vez teremos o campeonato nacional feminino que será disputado na ilha do sal de 31 de março a 2 abril de onde sairá a primeira campeã nacional feminina.

Neste ano teremos também a primeira edição do CV OPEN, campeonato internacional que conta com a participação de jogadores de mais de 10 países diferentes. O campeonato será disputado em Mindelo na ilha de São Vicente de 22 a 30 de abril no MindelHotel.

Também esse ano Cabo Verde vai ser representado também pela primeira vez no campeonato zonal pelo campeão nacional Mariano Ortega.