A festa regressou a S. Vicente

25-01-2018
A família do CNE
A família do CNE

A festa do xadrez nacional regressou à cidade do Mindelo onde, de 17 a 21 de Janeiro últimos, se realizaram os primeiros campeonatos nacionais da época 2017/18.

Durante cinco dias, cerca de 60 xadrezistas, disputaram na ilha do Monte Cara, o primeiro Campeonato Nacional de Equipas e os segundos campeonatos nacionais de partidas rápidas e semi-rápidas (individuais e colectivos).

As competições decorreram nas instalações do MindelHotel e mais uma vez testaram a organização da Federação Cabo-verdiana de Xadrez que, contando só com a colaboração das Associações Regionais, conseguiu levar a efeito esta autêntica maratona escaquistica que se traduziu em mais uma festa do xadrez nacional.

Palestra sobre novas regras
Palestra sobre novas regras

Paralelamente à competição, realizou-se uma palestra dedicada ás novas regras que entraram em vigor no passado dia 1 de Janeiro e que esteve a cargo do AI Carlos Oliveira Dias. Refira-se que o palestrante, um dos árbitros nos campeonatos do mundo de rápidas e semi-rápidas realizados no final de 2017 em Riade, foi o árbitro principal nos campeonatos individuais de rápidas e de semi-rápidas incluídos neste evento.

Para saber mais sobre as competições realizadas poderá fazê-lo, acerca do I Campeonato Nacional de Equipas, aqui e sobre os II Campeonatos de partidas rápidas e semi-rápidas aqui

A imprensa deu algum destaque às competições realizadas, podendo ler aqui, uma crónica completa das competições publicada no semanário Expresso das Ilhas.

A televisão de Cabo Verde (RTC) fez também uma excelente cobertura, podendo visionar as peças emitidas nos links abaixo indicados:

Embora o evento tenha sido um sucesso, a FCX não pode deixar de lamentar e reprovar a atitude da Câmara Municipal de S. Vicente que não se associou a esta festa, mesmo decorrendo ela na mesma altura que as festividades do município, mas  soube utilizar, de forma abusiva, o programa dos nossos campeonatos, integrando-o na programação das festas municipais. 

Para que fique bem claro, a Câmara Municipal de S. Vicente em nada contribuiu para a realização destes 5 campeonatos nacionais. A utilização da nossa programação no programa das festividades do município, foi um desrespeito para com a FCX, que em mail enviado ao vereador do pelouro, informou não autorizar essa utilização.

Palestra sobre novas regras
Palestra sobre novas regras
Palestra sobre novas regras
Palestra sobre novas regras
O mais novo
O mais novo
Fair play para os mais velhos aprenderem
Fair play para os mais velhos aprenderem
Prémios para os vencedores
Prémios para os vencedores
Livros, sempre um bom prémio
Livros, sempre um bom prémio