Fundação da Federação Cabo-verdiana de Xadrez

17-04-2016

Hoje cumpriu-se um sonho do xadrez cabo-verdiano: a fundação da Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

Hoje, dia 17 de Abril de 2016 realizou-se, na cidade do Mindelo, a Assembleia Constitutiva da Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

As Associações de Xadrez de S. Vicente, de St. Antão, do Sal e da Praia, foram os fundadores da tão almejada Federação nacional de Xadrez.

Além da presença dos representantes das referidas Associações, estiveram também presentes neste acto constitutivo, o Ex.mº Senhor Director Geral dos Desportos, Dr. Gerson Sena de Melo, a Exm.ª Senhora Presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Dr.ª Filomena Fortes e o Exm.º Senhor Carlos Oliveira Dias, árbitro internacional de xadrez, que esteve a representar a Confederação Africana de Xadrez.

Paralelamente à realização da Assembleia constitutiva da FCX decorreu uma formação para árbitros nacionais minitrado por um dos mais categorizados árbitros mundiais, o FIDE Lecturer Carlos Oliveira Dias.

— Destaques na comunicação Social —

A fundação da FCX vista pelos orgãos de Comunicação Social

— O discurso do Presidente —

Discurso de Francisco Carapinha na tomada de posse como primeiro presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez


MENSAGEM DO SR. PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO AFRICANA DE XADREZ, Sr. Lewis Ncube, 

lida pelo AI Carlos Oliveira Dias:

MESSAGE TO THE ASSEMBLY FOR INAUGURATION OF THE CAPE VERDE CHESS FEDERATION

On behalf of the African Chess Confederation and the global chess family under the World Chess Federation, FIDE, I would like to welcome all chess players and enthusiasts gathered here to inaugurate the formation of the Cape Verde Chess Federation.

This gathering is a culmination of a lot of hard work by the people concerned with putting together the foundation blocks for what we expect to be a great future for the sport of chess in Cape Verde.

The sport of chess is growing throughout Africa day by day and with the expected formal entry of Cape Verde onto our Continental chess family we look forward to you being part of our growing influence on the global chess scene.

I would like to thank the Cape Verde National Olympic Committee for the wonderful support in sponsoring the inaugural Arbiters' Seminar.

This capacity building process marks a great moment for Cape Verde as a sound technical base is essential for the development of chess.

Special mention should also be made of the untiring effort of Father Francisco Carapinha for his work in building the base of chess in Cape Verde.

We have started a journey which I believe all of us will enjoy as we meet on a regular basis both in African events as well as in international tournaments and seminars.

The African chess community is thankful to International Arbiter Carlos Dias for his continued support in working to develop the technical competence of our people especially amongst the Portuguese speaking countries.

We will always remember the true friend we have in Carlos.

To all of you gathered here today I would like to extend a special welcome to the African chess community.

Whilst there is a bit of time, if all the papers are in order, we shall try to get you to participate in the 2016 World Chess Olympiad in Baku in September.

I promise to try our best to make this dream come true.

Yours in Chess

Lewis Ncube
President, African Chess Confederation

Exm.º Sr. Director-Geral dos Desportos, Dr. Gerson Melo;
Exm.ª Sr.ª Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiana, Dr. Filomena Fortes;
Exmº Sr. Presidente da Confederação Africana de Xadrez, aqui representado pelo ilustríssimo AI Carlos Dias;
Exm. Sr Presidente da A. X. S. Vicente ;
Exm. Sr Presidente da A. X. St. Antão ;
Exm. Sr Presidente da A. X. Sal ;
Exm. Sr Presidente da A. X. Praia ;
Exmºs Senhores Delegados,
Estimados convidados,
Há já alguns anos, o poeta António Gedeão, na sua "Pedra Filosofal", escreveu que
"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."
Foi movido por um sonho, o sonho de um dia Cabo Verde ter a sua Federação Nacional de Xadrez, que hoje aqui nos reunimos para celebrar essa mesma federação.
Foi um sonho meu, que provavelmente começou, no dia em que os meus amigos Carlos Mões e Éder Pereira foram ao meu estabelecimento comercial convidarem-me a participar num torneio que iriam organizar numa unidade hoteleira local, forma encontrada para reactivar a A. X. S. Vicente;
Mas foi também, certamente, um sonho de muitos dos que agora aqui se encontram e de alguns outros que infelizmente já nos deixaram.
E se o sonho comanda a vida, também ele comandou a constituição desta Federação. É certo que em algumas vezes o sonho se desvaneceu, mas nunca, felizmente para todos nós, ele deixou de existir. Numa dessas vezes, em que o sonho estava moribundo, pois embora estivesse a funcionar a AX Sal tardava em oficializar-se, e a necessária terceira associação não aparecia, tive o grato prazer de, através do Dr. Onofre Lima, um dos meus antecessores na presidência da A. X. S. Vivente, conhecer a Dr.ª Filomena Fortes, julgo que, na altura, recém-eleita presidente do COC. E foi a partir de uma reunião realizada no meu escritório, entre nós três: eu o Dr. Onofre e a Dr.ª Filomena, que o sonho voltou a cintilar, pois logo me apercebi que tinha conhecido uma entusiasta da constituição da Federação de xadrez e que poderia dar um sentido mais oficial ás démarches necessárias para que esse entusiamo contagiasse aqueles que se poderiam constituir em Associação Regional permitindo o nascimento da almejada Federação. Após essa reunião o brilho dos meus olhos certamente que espelhava esse entusiasmo, deixando-me novamente sonhador devido às palavras que tinha ouvido e pela certeza de tão importante colaboração que tinha ganho. Não só pelo o entusiamo que me transmitiu naquela altura, como pela colaboração e apoio demonstrados ao longo de todo o processo que se veio a desenrolar, agindo sempre em prol do xadrez e possibilitando a que aqui estejamos hoje, vai o meu, e julgo que todos os xadrezistas de Cabo Verde, voto de agradecimento à Dr.ª Filomena Fortes, para a quem como forma de reconhecimento e agradecimento pelo contributo dado ao nosso xadrez peço aos presentes, um forte aplauso.
Aproveito também para divulgar que para que o curso de árbitros realizado como actividade paralela a esta Assembleia e que teve como formador Carlos Oliveira Dias, um dos melhores árbitros do mundo, basta dizer que já arbitrou 13 campeões mundiais, e que faz o favor de ser meu amigo, contamos com a comparticipação de algumas empresas locais e da Direcção-Geral dos Desportos, o que nos apraz registar, inclusivamente pelas palavras de incentivo que o Sr. Director dos Desportos nos transmitiu e que nos faz crer que temos também nele um aliado do Xadrez Nacional. Aos dois, ao Sr. Director-Geral dos Desportos e ao AI Carlos Dias, em meu nome e penso que em nome de todos os outros dos xadrezistas de Cabo Verde, o nosso muito obrigado pelo contributo dado e pelo prestígio que a vossa presença confere a este nosso acto constitutivo.
O passado já passou e o futuro começa hoje.
Olhando para esta mesa de luxo que muito me orgulha, contando com a presença da Sr.ª presidente do COC, do Sr. Director-Geral dos Desportos e de um representante da Federação Internacional de Xadrez, pode pensar-se á primeira vista que o futuro da novel federação será fácil e está garantido. Isso, não é verdade, e aqueles que assim pensarem desenganem-se, pois a partir de agora começa uma nova etapa que será de árduo trabalho, de muito conhecimento, de muitos conhecimentos e de muito traquejo diplomático.
Saídos do sonho e já com a casa em pé, deveremos agora tratar de equipar essa casa. Para isso, e sem ordem prioritária, deveremos nestes primeiros tempos centrar-nos em
• Tratar na n/acreditação e oficialização junto dos órgãos nacionais e internacionais, com relevância para o registo notarial, acreditação junto da DGD e inscrição na FIDE;
• Elaborar e aprovar os regulamentos internos e necessários para o funcionamento da Federação, de onde destaco o Regulamento de Competições e Filiações; o Regulamento Disciplinar; o Regulamento de Arbitragem; o Regulamento Federativo Antidopagem, introduzo aqui uma nota, para o caso de haver quem não saiba, que o xadrez, por ser ou pretender ser modalidade olímpica, está sujeito ás normas de controle anti-doping emanadas pelo COI);
• Realizar acções formativas (depois da formação de árbitros, devemo-nos virar para a formação de treinadores, pois necessitamos de ter formadores com habilitações para poderem ensinar a jogar xadrez, pois não basta ensinar é necessário também saber ensinar);
• Procurar a sustentabilidade financeira;
Qualquer um destes parâmetros não é tarefa fácil, dá trabalho, demora tempo e não dá fotografias para os sites da especialidade nem para as páginas das redes sociais, mas o certo é que sem eles não se consegue avançar. Estou consciente do trabalho que nos espera com estas tarefas que apontei de prioritárias, mas mesmo assim, é nossa intenção tudo fazer para que pelo menos consigamos realizar, ainda este ano, o primeiro Campeonato Nacional Absoluto. Com mais incerteza, mas também objectivado; com menos probabilidade, mas também sonhado, tentaremos também, em 2016, a realização do primeiro Campeonato Nacional de Equipas.
Passada esta fase mais burocrática, esta fase dos primeiros passos, esta fase em que o trabalho não é visível, tudo faremos para que a época de 2016/2017, já seja uma época mais produtiva em termos de competições e para que comecemos a sonhar com outros voos.
É necessário ter os pés bem assentes no chão e não dar passos maiores que as pernas; é necessário ter coragem para assumir a nossa realidade e não querer ser aquilo que naquele momento não podemos ser; é necessário estarmos unidos, pois a união faz a força e necessitamos de muita força para que o sonho continue a ser acalentando; é necessário termos a humildade suficiente para saber onde nos devemos colocar.
Enquanto presidente da FCX serei o presidente de todas as associações e conto de igual modo com o apoio e colaboração de todas elas sem excepção num clima de paz e sã amizade e dentro das mais salutares regras de educação e bom senso.
Creio que temos condições de fazer uma grande federação e ela será o que dela queiramos fazer.
Termino com o lema da FIDE
"GENS UNA SUMUS", ou seja, somos uma família.
Obrigado a todos,
Viva a Federação Cabo-verdiana de Xadrez
Viva Cabo Verde.