Aí está o CNIA 2021

22-07-2021

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez, já agendou a realização da prova rainha do xadrez nacional: O Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA).

Na sua 5.ª edição, o CNIA deste ano, voltará a ter 2 fases: Preliminar e Final.

Em qualquer uma das fases só podem participar jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, ou que a sua inscrição na FIDE esteja com a bandeira de Cabo Verde. Só serão admitidos a participar,  jogadores devidamente filiados na FCX em 31 de Agosto de 2021.

A fase Preliminar desta 5.ª edição do CNIA, realizar-se-á de 24 a 26 de Setembro, na cidade do Mindelo (S. Vicente) e têm direito nela a participar , até um máximo de 30 jogadores, de acordo com observância sucessiva dos seguintes critérios:

  • Os Campeões Regionais de 2021, ou um dos classificados imediatamente a seguir, que tenham sido apurados em Campeonatos Regionais concluídos até ao dia 5 de Setembro;
  • Os jogadores com Elo FIDE;
  • As jogadoras do sexo feminino;
  • Os restantes jogadores interessados, até perfazerem o total das vagas;

A fase Final decorrerá de 15 a 21 de Novembro de 2021, em local a designar, e nela terão direito a participar, por esta ordem, até perfazer um máximo de 10 jogadores:

  • O Campeão Nacional da Época Passada (MI Mariano Ortega);
  • O Vencedor da Taça de Cabo Verde 2021 (Éder Pereira);
  • Os três jogadores, registados com a bandeira de Cabo Verde, melhor classificados na Lista ELO da FIDE de Setembro de 2021 (torneios homologados até Agosto), com exclusão dos 2 primeiros acima indicados;
  • Os três primeiros classificados na Fase Preliminar;
  • Dois jogadores indicados pela FCX.

Se o Campeão Nacional em título ou o vencedor da Taça não pretenderem participar serão substituídos pelos jogadores melhores classificados na lista Elo da FIDE de Setembro de 2021 e, se algum jogador classificado através da sua posição na Lista Elo da FIDE de Setembro de 2021 não participar, a sua vaga será ocupada pelo próximo classificado da referida lista. Caso algum jogador classificado através da fase preliminar estiver classificado pela sua posição na lista Elo, então prevalecerá essa classificação, passando o próximo classificado na fase preliminar a ocupar o seu lugar.

Estão excluídos de participar na Fase Preliminar os jogadores automaticamente apurados para a Fase Final (Campeão Nacional, Vencedor da Taça CV e 3 melhores classificados na lista Elo).

A participação numa das fases do campeonato nacional é condição obrigatória para eventualmente ser seleccionado a fazer parte da equipa que participará na próxima Olimpíada .

A leitura desta peça não dispensa a leitura do Regulamento completo da competição que pode ser obtido aqui na página Oficial da competição.