Cabo Verde já tem um Mestre Internacional

11-06-2020

A FIDE informou, ontem, a FCX que o MI Mariano Ortega e sua esposa, Célia Rodriguez Guevara, tinham sido transferidos da Federação de Cuba para a Federação de Cabo Verde, de acordo com os processos de transferência solicitados pela nossa federação e pelo atletas, com o inequívoco consentimento da Federação Cubana.
Terminava assim, o processo  iniciado o ano passado e cujo desfecho foi aquele que pretendíamos: colocar estes 2 excelentes atletas e formadores a representarem o nosso país jogando, a partir de agora, com a nossa bandeira.
Portanto, a partir de ontem, Cabo Verde já tem um Mestre Internacional de Xadrez, para que num futuro próximo possa, desportivamente, ter aspirações em disputar lugares cimeiros, principalmente nas competições africanas. Refira-se que no ranking da FIDE, o MI Mariano Ortega passou a ocupar o 1.º Lugar na tabela de Cabo Verde e Célia Rodriguez Guevara, o 2.º Lugar.

Alguns dos pormenores relativos a estes processos de transferência, podem ser conhecidos no nosso comunicado n.º 13/2020 que pode ser obtido aqui.