Cabo Verde no Open de Portugal
Decorreu de 3 a 10 de Fevereiro, últimos, em Lisboa, o Open de Portugal englobando 2 competições: de dia 3 a dia 9, partidas clássicas e no dia 10 semi-rápidas.
Cabo Verde esteve representado com 7 jogadores no Open clássico e com 8 no Open de Semi-rápidas.
Além dos jogadores nacionais, participou também, em ambos os torneios, o MI cubano Mariano Ortega que está radicado no Sal e representa a equipa local ODERF.
Na principal competição do Open, onde participaram 258 jogadores, Luís Barros (Académica da Praia) foi o melhor jogador cabo-verdiano, terminando em 202.º lugar com 3,5 pontos. Imediatamente a seguir (203.º), em igualdade pontual, ficou Emanuel Gomes (ODERF). Com 3 pontos terminaram Arlindo Barros (Académica da Praia), na 223.ª posição, Sidney Spínola (ODERF) em 225.º, Aguinaldo Vera-Cruz (Pinéu Chess) em 228.º e Jamilson Gomes (ODERF) na posição imediatamente a seguir. Carlos Moniz (ODERF) fecha a lista nacional com 2 pontos e o 247.º lugar na tabela classificativa. O MI Mariano Ortega, com 6 pontos, foi 32.º.
Refira-se que após este torneio, Arlindo Barros fechou o bloco iniciado em S. Vicente no Campeonato Nacional de Equipas e já terá Elo na próxima lista da FIDE.
Emanuel Gomes, Jamilson Gomes e Carlos Moniz, com a participação neste torneio, iniciaram e fecharam bloco, pelo que também irão constar na próxima lista Elo da FIDE. Assim, Cabo Verde passará a ter 13 jogadores com Elo FIDE, ultrapassando a Federação Santomense que actualmente tem 12 jogadores na referida lista.
No Open de Semi-rápidas, que contou com a participação de 160 jogadores, Sidney Spínola, com 3 pontos, foi o melhor cabo-verdiano, tendo-se classificado em 113.º lugar. Também com igual número de pontos ficaram Luís Barros, Ailton Morais (ODERF), Arlindo Barros, Emanuel Gomes, e Marcos Gonçalves (não filiado na FCX), classificando-se, respectivamente, nas 114.ª, 123.ª, 124.ª e 135.ª posições. Jamilson Gomes obteve 2,5 pontos e ficou na 141.ª posição e a fechar o contigente crioulo, Janice Reis (não filiada na FCX), alcançou a 158.ª posição com apenas 1 ponto.
Em 19.º com 5,5 pontos, classificou-se o MI Mariano Ortega.