Está aí o CNIA 2022

23-09-2022

Já está aí à porta o VI CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL ABSOLUTO - CNIA 2022, a prova rainha do xadrez nacional.

Como habitualmente a prova é aberta a todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, ou que a sua inscrição na FIDE seja com a bandeira de Cabo Verde e, desde que estejam devidamente filiados na FCX em 30 de Setembro de 2022. e decorre em duas fases:

PRELIMINAR - a disputar em sistema suiço nos dias 14, 15 e 16 de Outubro póximos. Será realizada no salão social do G. S. Amarante em S. Vicente.

Têm direito a participar nesta fase, até um máximo de 30 jogadores, de acordo com os seguintes critérios e ordem de preferência:

  1. Os Campeões Regionais de 2022, ou um dos classificados imediatamente a seguir, desde que tenham sido apurados em campeonatos concluídos e com o respectivo pedido de homologação efectuado até ao dia 30 de Setembro de 2022;
  2. Os jogadores com Elo FIDE;
  3. As jogadoras do sexo feminino;
  4. Os restantes jogadores interessados até perfazerem o total dos 30 considerados como limite sendo, neste caso, as vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Os Campeões Regionais (ou os seus substitutos), estão isentos de pagamento de taxa de inscrição e a FCX garantir-lhes-á um subsídio de transporte e alojamento, desde que residam numa ilha diferente daquela onde se realizará a fase Preliminar e desde que façam a sua inscrição até ao dia 30 de Setembro de 2022; 

FINAL - Decorrerá de 5 a 11 de Dezembro do corrente ano, em local a anunciar, e será disputada no sistema de todos contra todos . Terão direito de participar na Fase Final do CNIA 2022:

  1. O actual Campeão Nacional (MI Mariano Ortega);
  2. A actual Campeã Nacional Feminina (WCM Célia Rodriguez);
  3. Os três jogadores activos, melhor classificados na Lista ELO da FIDE publicada no início de Outubro de 2022, com exclusão dos indicados nas 2 alíneas anteriores ;
  4. Os três primeiros classificados na Fase Preliminar;
  5. A FCX reserva o direito de nomear mais 2 jogadores, caso disso necessite para negociar com eventuais patrocinadores.

O Regulamento deve ser consultado na página oficial do Torneio, aqui.