Praia vai receber, pela primeira vez, a final da prova máxima do xadrez nacional

23-11-2022

A cidade da Praia receberá, de 7 a 11 de Dezembro próximos, a Fase Final do VI CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL ABSOLUTO (CNIA-2022).

Será a primeira vez que a capital do país acolherá a prova máxima do Xadrez nacional, uma competição que irá desenrolar-se na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), parceira da sua congénere do Xadrez (FCX), neste grande evento desportivo nacional.

Após consulta aos jogadores que, de acordo com o Regulamento do CNIA-2022, tinham direito a participar na fase final da competição, foram confirmados os seguintes atletas:

O atleta David Mirulla, 2.º do Rating, por motivos profissionais, declinou o convite de participação sendo substituído, conforme estabelecido regulamentarmente, pelo jogador a seguir na lista ELO da FIDE de Outubro de 2022 e que ainda não tivesse garantida a sua participação nesta final. 

Embora José Carlos Vaz, actualmente esteja colocado na 4.ª posição do ranking, a lista utilizada para definição dos finalistas, foi a de Outubro de 2022, conforme estipulado no Regulamento.

O Horário da competição será o seguinte:

Conforme está definido regulamentarmente, a competição será jogada no sistema Round-robin, ou seja, todos contra todos.

O sorteio será efectuado no dia 25 de Novembro (Sexta-feira), pelas 18 Horas, com transmissão em directo na nossa página do Facebbok.

A competição está aberta á presença de espectadores que estarão sujeitos ao que está regulamentado, para os jogadores, em termos de fair play ou de código de vestuário, ou seja, os espectadores estão proibidos de entrar na sala de jogo com qualquer dispositivo electrónico não especificamente aprovado pelo Árbitro Chefe, mesmo que desligado; antes de entrar na sala de jogo os espectadores serão submetidos a um detector de metais e a recusa desta vistoria implica a proibição de entrada no local de jogo; não terá acesso à área de jogo, mesmo que tenha credenciação para tal, quem trajar com calções, quem calçar chinelos, quem usar chapéu ou boné ou usar outra indumentária considerada imprópria.