Já são conhecidos os finalistas apurados do CNIA 2019

05-11-2019

Com a divulgação da lista de Elo da FIDE referente a Novembro de 2019, ficaram conhecidos os apurados para a Final do III Campeonato Nacional Absoluto (CNIA 2019).

Assim, e de acordo com o n.º 8 da secção A (Direito de Participação) do Regulamento do CNIA 2019, um dos finalistas, conforme a alínea a) desse artigo. é o Campeão Nacional da Época passada, ou seja Éder Pereira. São também finalistas, de acordo com a alínea b) do referido 8.º artigo, os dois  jogadores nacionais com melhor Elo Activo na lista de Novembro. Ora, sendo Éder Pereira o jogador com melhor Elo activo na lista mencionada, e por já estar apurado pela circunstância de ser o Campeão Nacional em título, então, e de acordo com a alínea f) do artigo 8.º, a vaga em aberto será preenchida pelo jogador que se lhe segue na lista Elo que está referenciada. Na prática, quer dizer que estão apurados, os 2.º e 3.º melhores jogadores da anunciada lista Elo, ou seja, António David Anes e Luís Fernandes, respectivamente.

A fase preliminar, de acordo com a alínea c) do Art.º 8.º, apurava para esta fase final os 3 melhores jogadores. No entanto como o 2.º classificado (David Anes) já se encontra classificado por força da sua posição na lista Elo de Novembro, então o lugar deixado vago seria ocupado, de acordo com a alínea g), pelo 4.º classificado. No entanto, como o 4.º classificado também está apurado através da sua posição da ultima lista Elo da FIDE, então, e ainda de acordo com a alínea g), passará essa vaga a ser ocupada pelo 5.º classificado. Isto quer dizer que da fase preliminar serão apurados o 1.º, 3.º e 5.ºs classificados, respectivamente, Arlindo Barros, Luís Barros e Diogo Neves.

Resumindo, conforme o respectivo regulamento, estão apurados para a fase final do III Campeonato Nacional Individual Absoluto os seguintes jogadores:

  • Éder Pereira (Campeão Nacional da Época passada);
  • António David Anes e Luís Fernandes (melhor Elo activo na lista de NOV/2019);
  • Arlindo Barros, Luís Barros e Diogo Neves (fase preliminar.

Estes jogadores, e ainda de acordo com o Regulamento (Art.º 1.º da Secção B - Inscrições) têm de confirmar a sua presença na final até ao próximo dia 10 de Novembro de 2019. 

A fase final está prevista realizar-se na cidade da Ribeira Brava (S. Nicolau) de 5 a 8 de Dezembro próximos e aos jogadores apurados juntar-se-ão mais 2 jogadores, um indicado pela Organização local e outro pela FCX.

Assim que estiverem confirmados os apurados, será divulgada a lista final dos  nomes dos 8 jogadores que disputarão o título de Campeão Nacional Absoluto de 2019.

Lista Elo NOV/2019
Lista Elo NOV/2019
Classificação fase preliminar
Classificação fase preliminar