Já são conhecidos os nossos primeiros Campeões Nacionais de Jovens

14-04-2018

No passado dia 8 de Abril, no Hotel Oásis Atlântico Belorizonte, em Santa Maria (ilha no Sal), ficaram a conhecer-se os nossos primeiros Campeões Nacionais de Jovens.

Na categoria de Iniciados (jogadores nascidos em 2006 ou depois), David Monteiro, da Académica da Praia, chegou à ultima sessão a necessitar apenas de um empate para se sagrar campeão. Acabou por ganhar a partida que o opôs frente a David Spínola e assim conquistar o título de Campeão Nacional de Iniciados, terminando o torneio só com vitórias. Ruben Lopes (4 pontos) e David Spínola (3 pontos), ambos da ODERF, fecharam o pódio.

Os Iniciados (jogadores nascidos nos anos de 2005 a 2002), foi o torneio que contou com mais participantes e também o mais emocionante, havendo necessidade de recorrer a 2 poules de desempate, em partidas rápidas, para se apurar o Campeão. Na ultima sessão, Iliano Santos da Escola Baltazar Lopes Silva de S. Nicolau (EBLS), que necessitava apenas de um empate para se sagrar campeão, acabou por claudicar frente a Marco Duarte originando a que, estes dois jogadores, conjuntamente com Marcello Reis e Bruno Santos, terminassem a prova com 4 pontos. Na primeira poule de partidas de 3 minutos com 1 segundo de acréscimo, o jogador de S. Nicolau acabou por perder todas as partidas, ficando imediatamente arredado do título, enquanto os restantes 3 jogadores, todos da ODERF, acabaram empatados com o mesmo número de pontos e em todos os outros critérios de desempate, o que obrigou a que se recorresse a uma segunda poule, para que estes 3 jovens xadrezistas salenses discutissem entre si. Marcello Reis, acabou por se evidenciar, vencendo os seus adversários e conquistando assim, o primeiro título de campeão nacional de juvenis. Marco Duarte foi o vice-campeão e Bruno Santos fechou o pódio.

O apuramento do Campeão Nacional de Juniores também necessitou de desempate, pois Vanderley Gomes, da EBLS  e Nivaldo Fernandes da Académica da Praia, terminaram ambos com 4 pontos, depois do jogador de S. Nicolau, na ultima sessão ter perdido com o jogador da Praia, quando apenas necessitava do empate para se tornar campeão. No match de desempate, em partidas rápidas, o jogador de S. Nicolau levou a melhor e acabou por levar para casa o ceptro de Campeão Nacional de Juniores. Nivaldo Fernandes e Omar Marques, ambos da briosa da capital, no 2.º e 3.º lugar, respectivamente, fecharam o pódio.

Além de jogadores das equipas atrás referenciadas participaram também 5 jogadores da Pinéu Chess  (S. Vicente), sendo que 3 deles são meninos do Centro Social SOS do Mindelo, demonstrando assim que o xadrez, desde que queira, também pode desempenhar uma função social muito importante.

De referir que estes campeonatos foram organizados pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez, que contou com o indispensável apoio da Câmara Municipal do Sal e da Associação de Xadrez do Sal. Colaboraram ainda várias empresas, como é o caso do Hotel Oásis Atlântico Belorizonte, da ASA e da NOSTRESS.

Mais informação, aqui, na página dos Campeonatos.