MI Mariano Ortega, empata com o n.º 1 Africano

20-09-2022

O nosso Campeão Nacional, Mestre Mariano Ortega, empatou hoje com o número um do ranking internacional em África, o GM Bassem Amin (Egipto), em partida a contar para a 3.ª Ronda do Campeonato Africano Individual 2022.

Mestre Ortega, jogando de brancas e sempre seguro, não se deixou intimidar pela força do adversário (Elo 2663) e chegou a ter grande hipóteses de sair vencedor da contenda, caso tivesse trocado de Damas. 

Ao fim de mais de 5 horas de jogo, a partida acabou num empate, resultante de uma 3.ª repetição de posição ( lances, 54, 56 e 58).

Com os resultados de hoje, o GM Ahmed Adly (Egipto), actual campeão Africano em título e número 2 do ranking africano, isolou-se no comando deste Continental Africano, com 3 pontos.

Na 2.ª posição encontra-se o nosso Campeão Mariano Ortega, seguido por mais 5 jogadores, todos com 2,5 pontos.

A falar português, neste Campeonato, encontra-se também o MI David Silva de Angola na 8.ª posição e o CM Donaldo Paiva de Moçambique em 11.º lugar, ambos com 8 pontos.

Embora ainda não tenha sido divulgado o emparceiramento oficial da 4.ª ronda, prevemos para amanhã um grande embate na mesa 1, com a partida entre os actuais n.º 1 e 2 do Ranking africano (GM Bassem Amin vs GM Ahmed Adly). A nossa previsão coloca, amanhã, o nosso Mestre Ortega, a jogar de pretas na mesa n.º 3 com o Mestre FIDE Bomo Lovet Kigigha da Nigéria.

Em baixo, a partida de hoje do nosso Campeão Mariano Ortega.

Parabéns Mariano pelo excelente empate! Colocaste o n.º 1 em sentido.