MI Mariano Ortega no 2022 African Individual Chess Championships

15-09-2022

O Mestre Internacional Mariano Ortega, actual Campeão Nacional de Xadrez e Campeão Africano da Zona 4.2, embarca esta madrugada, no aeroporto da capital, com destino a Lagos (Nigéria), onde irá disputar o 2022 African Individual Chess Championships.

A competição será disputada no sistema suíço de emparceiramento com 9 rondas, iniciando-se no próximo Domingo dia 18 de Setembro às 15:00 Horas locais (13:00 H em Cabo Verde) e terminando no dia 27 (Terça - feira).

Então inscritos 75 jogadores representando 27 países africanos, sendo que 4 deles são Grandes Mestres (GM), 10 Mestres Internacionais (IM), 8 Mestres FIDE (FM) e 5 Candidatos a Mestre (CM).

Fazem parte desta lista de inscritos os n.ºs 1 e 2 do ranking africano, os egípcios Bassem Amin e Ahmed Adly, respectivamente e ambos GM.

Adly, é o actual campeão africano e irá defender o título conquistado em 2021 na cidade de Lilongwe (capital do Malawi).

O n.º 3 do ranking inicial deste Campeonato Africano é o IM Fy Antenaina Rakotomaharo, representante de Madagascar.

O nosso Mestre Mariano Ortega, parte como n.º 4 do torneio, o que nos coloca numa posição cimeira e de responsabilidade.

Embora a Federação cabo-verdiana de Xadrez não tenha colocado qualquer pressão no nosso Mestre, para a obtenção de qualquer lugar cimeiro, estamos convictos que, correndo tudo dentro da normalidade, Mariano Ortega poderá obter um bom resultado e voltar da Nigéria com mais um motivo de orgulho para todos nós, cabo-verdianos.

A falar português, neste Campeonato, encontramos também o IM David Silva de Angola (8.º no Ranking inicial), o CM Donaldo Paiva de Moçambique (19.º) e António Assis de Angola (57.º).

Paralelamente à competição Open, decorre a competição feminina, cujo ranking inicial é liderado pela nossa bem conhecida Esperança Caxita de Angola e que esteve no CV OPEN 2022.

Nesta Africano feminino, estão inscritas 35 atletas em representação de 13 países.

A FCX deseja os maiores sucessos e felicidades ao nosso atleta e está convencida que durante os dias em que decorrer a competição, os olhos de Cabo Verde estarão com redobrada atenção aquilo que se irá passando na Nigéria.