Na Praia também já se joga

12-04-2021

Se na passada Sexta-feira, dia 9 de Abril, em S. Vicente, foram conhecidos os primeiros eliminados da 1.ª edição da Taça de Cabo Verde, hoje, na capital do país, realizaram-se as primeiras partidas referentes á 1.ª eliminatória da fase Regional da Praia.

Registe-se que a presença feminina também iniciou, na Praia, a sua participação nesta nova competição da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX). Com efeito, as nossas meninas, internacionais por Cabo Verde, Loedi Gomes e Jacira Almeida começaram hoje a movimentar as suas peças, tornando-as nas primeiras atletas do sexo feminino a entrarem em acção na Taça 2021.


Os resultados, no fim deste primeiro round da 1.ª eliminatória da fase regional da Praia, foram os seguintes:

Monteiro, António 1 - 0 Carvalho, João
Fortes, Amaral 0 - 1 Vaz, José Carlos
Almeida,  Jacira  0 - 1 Correia De Brito, Edson
Costa, Fredwilson  1 - 0 Pina, Luis
Rocha, Luís  1 - 0 Fernandes, Carlos 
Gomes, Loedi Eunice 1 - 0 Garcia, José 
Rosa, Ivandro 0 - 1 Gomes, Anilson
Pina, Justino  1 - 0 Monteiro,  David

Ainda nada está perdido para os vencidos que na próxima 4.ª feira, dia 14 de Abril, na 2.ª ronda desta eliminatória, têm oportunidade de rectificar os resultados da ronda de hoje.

Relativamente a S. Vicente, Henrique Abreu, Manuel Andrade, José Calazans Lima, Platão Silveira, Carlos Delgado e Leonel Dias, já ficaram pelo caminho. Os dois últimos referentes a jogos da 2.ª eliminatória, antecipados para evitar maior aglomeração nesta ronda que é aquela que em S. Vicente terá maior número de participantes.

Terça e Quarta-feira, dias 13 e 14, a Escola Técnica do Mindelo, acolherá a 2.ª eliminatória da competição, onde mais 6 jogadores ficarão eliminados da competição.