Nigel Short, vice-campeão do Mundo de 1993, visita Cabo Verde

02-02-2023

O Grande Mestre (GM) inglês, Nigel Short, na qualidade de Director para o Desenvolvimento da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), visitará Cabo Verde de 9 a 13 de Fevereiro próximos.

Nigel Short é uma grande figura do xadrez mundial estando previsto aterrar no aeroporto Cesária Évora, em S. Vicente, ao fim da tarde de dia 9 de Fevereiro.

Ainda neste dia terá um encontro, na sede da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), com toda a equipa do executivo Federativo.

No dia seguinte, a partir das 15:00 horas, está prevista um encontro, na Câmara Municipal de S. Vicente, com o vereador do Desporto da autarquia são-vicentina, seguindo-se uma visita aos clubes de xadrez de S. Vicente.

No Sábado dia 11, na parte da manhã, Short terá a possibilidade de visitar algumas escolas do Mindelo, onde já se pratica a modalidade.

Ainda no Sábado, a partir das 15:00 H, a sala de Conferências da Câmara do Comércio do Barlavento, acolherá uma Simultânea em que o vice-campeão mundial de 1993 defrontará 20 jogadores nacionais previamente inscritos para o efeito.As inscrições para a simultânea podem ser efectuadas directamente para o mail geral@fcvx.org, indicando o nome, idade e endereço de e-mail do participante.

No dia 12, ao fim da tarde, Nigel Short viajará para a cidade da Praia, estando previsto encontrar-se, ao início da noite, com xadrezistas da capital.

O ultimo dia de visita ao nosso país, dia 13 de Fevereiro, ficou reservado para este alto Director da FIDE, encontrar-se com autoridades e individualidades do desporto nacional, estando já confirmado, às 9:15 H´, um encontro com S. Excelência o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para o Desporto e Juventude, Dr. Carlos Monteiro e ás 11:00 Horas com a Senhora Presidente do Comité Olimpico Cabo-verdiano, Dr.ª Filomena Fortes.

Para as 15:00 Horas está agendado um encontro com a Direcção do Desporto do IDJ.

Ao fim da tarde, o GM inglês embarcará para o Senegal, país que também irá visitar no âmbito das suas funções.

É uma honra para o xadrez nacional esta visita de Nigel Short a Cabo Verde, certamente uma forma de reconhecimento da FIDE, pelo trabalho desenvolvido pela FCX, que tem granjeado elogios no organismo máximo do xadrez mundial e que demonstra a posição de destaque que Cabo Verde tem vindo a ocupar no seu seio.

Nigel Short foi vice-campeão do mundo em 1993, derrotado (12,5 - 7,5) pelo então Campeão Mundial Gary Kasparov.

Para chegar a este match final de atribuição do título mundial, Short eliminou Jan Timmam e Anatoly Karpov.

Para melhor conhecimento da figura que nos visita, podem encontrar uma parte do seu currículo desportivo em:

https://www.chess.com/players/nigel-short