AFRICANO DE JUNIORES  RELATÓRIO

27-10-2025

A Federação Cabo-verdiana de Xadrez congratula-se com o sucesso obtido na realização do Campeonato Africano de Juniores 2025 que decorreu de 17 a 25 de Setembro na Cidade Velha, demonstrando a excelente capacidade de organização de grandes eventos internacionais, facto também já demonstrado em 2022 aquando da realização em S. Vicente do CVOPEN 2022.

Terminada a competição e apuradas as contas do evento, a FCX tem o grato prazer de apresentar o Relatório Final deste grande evento continental incluindo as contas. 

Tratando-se de uma organização que contou com a utilização de dinheiros públicos, a FCX considera que a divulgação atempada e transparência na utilização das verbas aplicadas deve ser do conhecimento geral de forma a que todos saibam como foram utilizados esses dinheiros públicos e outros.

O Relatório completo pode ser obtido aqui e dele destacamos a divulgação das contas do evento que foram conforme o seguinte:

Embora não fazendo parte do relatório, a FCX considerou que deveria também divulgar quais os gastos com a participação dos nossos 8 atletas (4 na competição Open e 4 na competição feminina) e que foram os seguintes:

Relembramos que os nossos jovens xadrezistas obtiveram as seguintes classificações:

SECÇÃO OPEN (19 Participantes)

¨15.º—Ruben Lopes 3 pontos;

¨16.º—Pedro J. Pires 3 pontos;

¨17.º—Márcio Pires da Luz 3 pontos;

¨19.º—David Spínola 2,5 pontos

SECÇÃO FEMININA (17 Participantes)

¨13.ª—Divânia Spínola 4 pontos;

¨15.ª—Akiane Moreno 3 pontos;

¨16.ª—Katlene Martins 2 pontos;

¨17.ª—Viviane Moreno 1 ponto

Todas as despesas relacionadas com este CAMPEONATO AFRICANO DE JUNIORES, já foram liquidadas, pelo que a FCX não deve qualquer importância aos seus fornecedores.

A FCX agradece aqueles que contribuíram para o sucesso deste grande evento continental, nomeadamente ao IDJ, à Câmara Municipal da Ribeira Grande, ao Comité Olimpico CV, Hotel Vulcão e todos aqueles que tornaram isso possível .