Terminaram os II Campeonatos Nacionais de Jovens

01-04-2019

Terminaram ontem, na cidade da Praia, os II Campeonatos Nacionais de Jovens que decorreram durante o último fim de semana nas instalações do Estádio Nacional.

Nestes três dias, mais de cinquenta jovens disputaram os títulos de Campeão Nacional dos três escalões em competição: iniciados, juvenis e juniores.

Nos iniciados, Lisandro Mendonça da Casa do Benfica da Praia, com 4,5 pontos, arrebatou o título nacional deste escalão, destronando assim o agora seu colega de equipas, David Monteiro que, por força da idade, competiu no escalão superior. A 2.ª posição foi para Keven Semedo, também da Casa do Benfica da Praia. Ruben Lopes, da EBSOM (Sal), fechou o pódio.

O título de Campeão Nacional de Iniciados foi para Jason Lopes da PINÉU CHESS (S. Vicente), destronando Marcello Reis, que devido á idade foi obrigado a competir nos Juniores. O 2.º lugar foi para Márcio Santos do Sport Clube Escola Baltazar Lopes da Silva (S. Nicolau) e a fechar o pódio, o anterior campeão Nacional de Iniciados, David Monteiro, da Casa do Benfica da Praia.

Mais difícil de apurar foi o título de Campeão Nacional de Juniores, pois ao fim das 5 sessões regulares, 4 jogadores encontravam-se empatados com 4 pontos: Joel Pires (PINÉU CHESS - S. Vicente), William Fortes, Christhian Lopes e Luis Carlos Moniz (todos da EBSOM - Sal), havendo necessidade, por força regulamentar, de recorrer a uma poule de partidas rápidas (3minutos + 1 segundo acréscimo) entre os quatro empatados.

No final desta emocionante poule, Luís Carlos Moniz, somando só vitórias, foi o grande vencedor, arrebatando assim o título de Campeão Nacional de Juniores, destronando Vanderley Gomes, que este ano não foi além do 11.º lugar. A 2.ª posição foi ocupada por Joel Pires e Christhian Lopes ficou na 3. Posição. Fora do pódio ficou William Fortes que foi o 4.º classificado da poule de desempate.

No fim foi a festa da entrega de medalhas e diplomas a todos os participantes, e os respectivos troféus aos três primeiros classificados de cada escalão.

O xadrez nacional viveu mais um fim de semana de glória demonstrando a pujança que foi adquirindo ao longo destes 3 anos de existência da FCX.

O 3 campeões, o presidente da FCX e os presidentes das Associações Regionais
O 3 campeões, o presidente da FCX e os presidentes das Associações Regionais

CAMPEÃO NACIONAL DE INICIADOS

Lisandro Mendonça (Casa do Benfica do Praia)

CAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS

Jason Lopes (PINÉU CHESS - S. Vicente)

CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES

Luís Carlos Moniz (EBSOM-Sal) 

CN JOVENS 2019 by Slidely Slideshow