Torneio na Cadeia Regional do Sal

23-01-2020

Numa parceria entre a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Associação de Xadrez do Sal e Cadeia Regional do Sal e na sequência da formação ministrada, em Setembro ultimo,  naquele estabelecimento prisional, realizou-se no passado dia 21 de Janeiro um torneio de xadrez entre reclusos daquela cadeia.
O torneio, efectuado no ritmo de semi-rápidas, em que cada jogador tinha 15 minutos para terminar a sua partida, tendo um acréscimo de 5 segundos por cada lance efectuado, contou com a participação de 16 jogadores que durante as 5 rondas do sistema suíço de emparceiramento, se empenharam em conquistar a vitória final. 

O torneio foi arbitrado pelo presidente da FCX, auxiliado pelo presidente da A. X. do Sal e no final houve medalhas para os 3 melhores classificados e foi prometido que os 6 primeiros classificados constituiriam a equipa da cadeia que brevemente defrontará uma equipa da A. X. do Sal.
A terminar esta jornada de convívio, o presidente da FCX entregou ao Sr. Director da Cadeia, Dr. Anildo Lima, 10 jogos de xadrez para serem usados pelos reclusos, acto este que mereceu grande aplauso por parte daqueles que beneficiarão desta doação da FCX.