Xadrez Livre no Sal

20-09-2019

Terminou hoje, na Cadeia Regional do Sal, uma formação de xadrez ministrada pelo presidente da FCX.
Esta acção formativa, iniciada ontem, à semelhança da que foi realizada na Cadeia Central de S. Vicente, incidiu sobretudo sobre as regras de xadrez e de como aplicá-las nas competições da modalidade, de forma a preparar os formandos para eventuais provas internas e externas em que possam vir a participar.
Participaram 30 reclusos que demonstraram bastante interesse nas matérias abordadas, apresentando questões e tornando a formação  muito interactiva.

No final da formação, ficou a convicção de que foram esclarecidas muitas das dúvidas existentes sobre as regras do xadrez, inclusivamente sobre o movimento das peças.
Ficou também a promessa que a Federação Cabo-verdiana de Xadrez, irá oferecer alguns jogos, à Cadeia Regional do Sal, de forma a que a prática do xadrez se enraíze ainda mais nos reclusos deste Estabelecimento Prisional.

Esta formação foi mais uma acção do projecto "Xadrez Livre" que a FCX iniciou na Cadeia Central de S. Vicente, e que pretende estender ao maior número possível de reclusos em Cabo Verde.

Este projecto, tem sido muito bem acolhido pelos directores das cadeias e pelos seus técnicos de inserção social e é uma demonstração do potencial que o xadrez tem como actividade, também, de cariz social.