Xadrez na cadeia

08-06-2019

Terminou na passada quarta-feira, dia 5 de Junho, a formação de xadrez que estava prevista ser realizada na Cadeia Central de S. Vicente.
Esta formação, ministrada pelo presidente da FCX, teve como formandos 20 reclusos daquele Estabelecimento Prisional, acompanhados de 2 Agentes Prisionais e de 1 Técnico de Reinserção Social.

A formação incidiu sobretudo sobre as regras de xadrez e de como aplicá-las nas competições da modalidade, de forma a preparar os formandos para eventuais provas internas e externas em que possam vir a participar.
A forma de organizar torneios, critérios de desempate e manuseamento de relógios digitais, também foram matérias abordadas nesta formação, que foi muito bem recebida pelos reclusos, que participaram activamente, colocando questões e  apresentando situações acontecidas nas suas "jogatanas".
No fim, houve ainda tempo para abordagem de alguns conceitos e princípios que devem ser observados nas partidas de xadrez.
No final ficou no ar a ideia de criar um Clube de Xadrez com os reclusos daquela instituição prisional, organizar competições internas com convites aos jogadores dos clubes de S. Vicente e realizar novas formações de aprendizagem ao jogo.


O filme:

Formação na cadeia Ribeirinha by Slidely Slideshow

O que foi dito na imprensa: