Xadrez nas Forças Armadas

19-02-2019

Na passada Quinta-feira, dia 14 de Fevereiro, o Sr. presidente da FCX reuniu com o Senhor Adjunto do Comandante para a área operacional da 1.ª Região Militar (S. Vicente), o Capitão José Manuel Paris Morais e com o Sr. Sargento Principal Adjunto, Casimiro Barros,  que nos procuraram para solicitar apoio na organização e acompanhamento de actividades  ligadas ao xadrez e que, aquela unidade militar, pretende implementar.

O Sr. presidente da FCX mostrou toda a disponibilidade da estrutura federativa em apoiar a introdução da prática do xadrez nas Forças Armadas, propondo a realização de um Curso para Árbitros, de forma a capacitar todos os interessados em conhecerem as regras de competição no xadrez. Além desta formação em arbitragem, foi apresentada a sugestão para que o Comando da 1.ª Região Militar se organize em clube e participe nas competições oficiais da FCX que aí se avizinham.

Tanto o Sr. Adjunto do Comandante, com o Sr. Sargento Principal Adjunto, ficaram  bastante entusiasmados com a ideia da participação em competições oficiais de militares da 1.ª Região Militar do país, pelo que iriam reunir todos os interessados de forma a alcançarem esse objectivo.

O curso de árbitros também foi bem aceite de tal forma que os presentes ficaram de encontrarem uma data para a sua efectivação, o que veio a acontecer posteriormente, estando esta formação, já marcada para se realizar a partir do próximo dia 25 de Fevereiro e, durante toda a próxima semana, em sessões diárias das 19:00H às 21:00H, terminando no Sábado dia 3 de Março.

É caso para dizer que o xadrez chegou ás Forças Armadas de Cabo Verde!