Xadrez para reclusos

12-04-2019
Encontro entre FCX e Est. Prisional Ribeirinha
Encontro entre FCX e Est. Prisional Ribeirinha

Hoje, dia 12 de Abril de 2019, o presidente da FCX reuniu com elementos do Estabelecimento Prisional da Ribeirinha (S. Vicente), nomeadamente com o Agente Prisional Adilson Portugal e com os técnicos de Reinserção Social, Dr. Flávio Andrade e Dr.ª Manuela Pires, para em conjunto analisarem a hipótese de implementação da modalidade junto dos reclusos daquela  instituição.
Feito o diagnóstico da actual situação e das possibilidades existentes, os participantes no encontro, concordaram em iniciar a acção com uma formação vocacionada para o conhecimento das diversas regras e normas, utilizadas nas competições de xadrez para, numa fase seguinte, realizarem-se algumas competições, internas e externas, de forma a que os formandos possam colocar em prática o aprendido.

Foi também sugerido a criação de um Clube de Xadrez no Estabelecimento Prisional de forma a que, num futuro próximo, os reclusos aderentes ao programa, possam entrar nas competições oficiais, tanto regionais como nacionais. Esta sugestão foi bem acolhida tendo sido decidido que merecerá toda a atenção, por parte dos técnicos de reinserção social e agentes prisionais,  para que este clube, brevemente, venha a ser uma realidade.

Mais uma vez, o xadrez, está a desempenhar o seu papel social.