Xadrez regressou à cadeia

07-09-2019

Durante a tarde de ontem e a manhã de hoje decorreu, na Cadeia Central de S. Vicente, um torneio de xadrez entre os reclusos daquele estabelecimento prisional.
O torneio, organizado em conjunto pela estrutura da cadeia, pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez e pela Associação de Xadrez de S. Vicente, surge na sequência da formação que ali foi ministrada em Junho passado.
Neste torneio, participaram 14 reclusos que durante estes dois dias de competição, disputaram entre si os 6 lugares de acesso à participação no match a realizar na próxima Sexta-feira, dia 13 de Setembro, com um misto de S. Vicente.
No final das 5 rondas do torneio, todos os participantes se mostram entusiasmados e com vontade de jogarem mais.
O presidente da FCX, que arbitrou este torneio, anunciou que após o match com o misto de S. Vicente, agendado para a próxima semana, entregará, à cadeia, alguns jogos de xadrez, para que assim os reclusos possam praticar a modalidade com mais facilidade. Este anúncio foi saudado, pelos reclusos, com um forte aplauso.

A FCX pretende alargar estes projecto a outras cadeias no país, estando já em estudo a possibilidade de efectuar, na cadeia do Sal, uma formação semelhante à que foi feita em S. Vicente, sendo objectivo, num futuro próximo, juntar-se aqueles que, recentemente, organizaram um torneio entre cadeias de 7 países, internacionalizando assim as competições de xadrez entre reclusos de várias nações.